Olá, acredito que a melhor configuração de Lineage 2 seja essas com "retail e no dual box". Já a questão dos rates a sua modificação fica a critério do grau de dificuldade e duração que se queira ter no projeto, acredito eu que algo entorno de 1x a 10x, como vocês já vem trabalhando.
Outra ponto que acredito que seja aceitável a modificação é a duração do tempo de buffs para duração não maior que 01 hora, mas somente os buffs de Prophet, Warcryer, Overlord, ShillienElder e Elder; em especial os buffs que duram em média 19 minutos, com exceção as resistências que acredito que poderiam ter a duração reduzida para um tempo parecido com os dos Prophecys do lvl 78.
Mas esse detalhe dos buffs não é o mais importante acredito que do jeito retail esteja aceitável.
A minha intenção com essa discursão é sugerir ou tentar entender o porque existe uma diferença enorme entre spoilar um material e dropar o mesmo, fazendo com que no final todos os jogadores fiquem referem do spoil. Eu posso até está equivocado mas já vi partes de itens para crafitar que a diferença do drop para o spoil é de aproximadamente 20 vezes a chance de dropar o mesmo, como por exemplo o de uma Sword Of Miracles Edge no link abaixo.
https://lineage.pmfun.com/item/5546/sword-of-miracles-edge.html
Então seria possível diminuir isso aumentando o drop com rates dinâmicos para que no final o jogador que optasse adquirir seus itens através do drop fosse algo mais difícil que o spoil umas 03 ou 04 vezes. Para exemplificar meu raciocínio é como se para adquirir através de drop o item Sword Of Miracles Edge ou os drops dos Monstros daqueles leveis específico, a configuração dos rates ficasse parecido com: 1x XP; 1x SP; 1x Adena, 6x Drop; 1x Spoil.
Então é isso, espero que tenha conseguido expressar de forma clara o meu raciocínio e que também possam me responder.
Desde já agradeço a atenção.